Vitamina “Uma outra história da arte – a arte a partir de 1960”

Coordenação: José Bento Ferreira

Organização: Coletivo 2e1
Horário: Terças-feiras, de 18 de março a 16 de dezembro de 2014, das 19 às 22h. Total de 38 encontros (114 horas).

O projeto Vitamina 2e1 consiste em programas de aprofundamento intensivo, teórico e
prático, sobre um assunto específico e importante nas práticas artísticas contemporâneas. Oferecidos na modalidade PRESENCIAL e a DISTÂNCIA esses programas contam com uma estrutura focada no acompanhamento dos projetos artísticos dos participantes. A cada mês um tema é trabalhado através de um encontro teórico, dois encontros para acompanhamentos dos projetos e um debate ou palestra com profissionais experientes no assunto que compartilham suas opiniões e experiências.

Em 2014, um dos temas abordados é História da Arte a partir dos anos 60.

Considerar o fenômeno da “arte global” pode não resolver o problema da história da arte a partir dos anos 60, mas põe em xeque os próprios conceitos de história da arte e obra de arte. Como construções do pensamento, esses conceitos não caíram do céu, surgiram em épocas específicas e em lugares específicos. As mudanças históricas significativas que atingiram esses lugares revelaram sua especificidade e consequentemente a particularidade dos conceitos que se acreditava universais, como liberdade, democracia, indivíduo, amor e arte.
Vamos seguir as pistas sugeridas por certos pensadores, como Hans Belting, Georges Didi-Huberman e Arthur C. Danto, e estudar os artistas comentados por eles, como Andy Warhol, Joseph Kosuth, John Baldessari, Yves Klein, Nam June Paik, Hiroshi Sugimoto, Alfredo Jaar, Bill Viola, Peter Greenaway, entre outros.
Nossas discussões ocorrerão segundo os seguintes tópicos, que devem ocupar, cada um, o número de encontros que o grupo julgar necessário: Arte e iconoclastia: Platão e o repúdio às imagens, imagens sagradas, “época das imagens”, “época da arte” e “época da reprodutibilidade técnica”; Em torno do “Laocoonte”: Greenberg e a pretensão de universalidade do modernismo, Matisse e o pescador de Thera, Lessing e a especificidade do meio, uma iconologia do Laocoonte; Antropologia das imagens: uma teoria da imagem, a imagem e a morte, fundamentos da antropologia; Arte global: novos artistas, mercados e instituições em tempos pós-coloniais, América Latina, Ásia e África; Sobre o conceito de fim: o fim da arte, o fim da história da arte e a sobrevivência das imagens.
Programa disponível – clique aqui.

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