Fachada 2E1 – 6a edição com Débora Bolsoni

Nesta sexta edição, Débora Bolsoni exibe “Luminoso de Portão” e “Signboard” no espaço externo do sobrado do Ateliê Coletivo 2e1, tomando como partida um dispositivo do mobiliário urbano, o portão da garagem que faz parte da fachada. Na intervenção, a folha do portão é substituída por uma grade semitransparente com um “splash” de anúncio publicitário vazio. Através do portão, se vê uma frágil escultura de areia na forma de um cavalete, também estratégia de comunicação urbana, que neste caso nada comunica.

Em seus trabalhos a artista constrói ironias sobre a ideia de ‘domínio público’ através de ações simplificadas, muitas vezes utilizando objetos do cotidiano. O interesse de sua produção recai no estranhamento daquilo que a princípio deveria ser familiar, usando um repertório material e simbólico da cultura de massa que fica entre o popular e o folclórico.

O Projeto Fachada tem sido um formato de exposição desenvolvido pelo Ateliê Coletivo 2E1 desde 2012 na qual um artista é convidado a intervir na fachada do espaço através de trabalhos de site specific. O projeto já contou com intervenções de artistas como Renato Pera, Leticia Rita, Cristina Suzuki, Luciano Boletti e Bruno Mendonça. Em 2013, o Projeto Fachada foi contemplado com o PROAC de Espaços Independentes vinculados às Artes Visuais.

Débora Bolsoni
Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, 1975. Vive e trabalha em São Paulo. Formada em artes plásticas pela ECA-USP. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro e desenho na Saint Martin School of Art em Londres. Foi artista residente do Centro de Cultura Remisen-Brande, Dinamarca; do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte; e do MAMAM no Pátio em Recife. Realiza mostras individuais desde 2000 em espaços institucionais como o Centro Cultural São Paulo – CCSP (2011), MAMAM (Recife, 2007), Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma (São Paulo, 2006) e também na galeria Marilia Razuk, que a representa.

Abertura de exposição – 15 de fevereiro, das 18 às 22h
Exposição – até 15 de abril de 2014

Comments are closed.