Programa de residência artística – 2a. edição

Gabriela Noujaim é a artista residente da segunda edição

O projeto Nômade 2e1 consiste em residências artísticas de dois meses no Ateliê Coletivo 2e1. As residências englobam a produção de exposições e bate-papos com o público sobre o processo de criação. Durante este período, o artista participante é acompanhado por dois profissionais (entre artistas, críticos, curadores), criando assim um espaço de intercâmbio e fortalecendo a produção de conhecimento.

A artista residente da segunda edição do projeto é a carioca Gabriela Noujaim que, no período de 01 de abril a 24 de maio de 2013, estabeleceu residência provisória em São Paulo, e desenvolveu sua produção acompanhada pelos críticos e curadores Douglas de Freitas e Mario Gioia, além de frequentar os demais cursos oferecidos pelo Ateliê 2e1.

Gabriela Noujaim parte do raciocínio que amplia a técnica da Gravura, através do pensamento de imagem, com o uso de referências bem conhecidas do Cinema e da Historia da Arte. Em sua pesquisa “a imagem não aparece como superfície que explicita algo, mas como parte de um jogo simbólico imaginário”*. Nesse contexto, a artista faz uso da psicanálise como ferramenta em seus trabalhos, “como uma porta que se abre, que vai dar em outra, depois em outra, e assim infinitamente, desvendando aquilo que a imagem não apresenta em um primeiro momento”*.

Do projeto primeiro idealizado pela artista para a residência pouco se realizou. Logo em sua primeira semana em São Paulo, em contato com o ateliê e com a cidade, encontrou motivos para o desdobramento de sua pesquisa que havia trazido do Rio de Janeiro, uma continuidade da série ‘As Fiandeiras’.

No convívio com o Ateliê, Gabriela Noujaim encontrou imagens e estímulos de várias ordens que suscitaram o início da produção da série ‘Homenagem à mãe de todas as aranhas’. Tomando como ponto de partida imagens da obra ‘Arco da Histeria’, de Louise Bourgeois, que encontrou na sala de reuniões do 2e1, a artista produziu gravuras onde interviu com linhas de costura, agulhas e queimaduras de cigarro, compondo como que uma narrativa com o corpo da escultura que assume várias posições. A instalação das gravuras, de forma suspensa, sempre a alguma distância da parede “tem a ver com a produção da aranha no ar, espaço que ela ocupa e constroi sua teia”* .

Na relação com a cidade de São Paulo, na circulação com amigos pelas ruas do Centro e proximidades, a artista conheceu o bairro de Higienópolis e lá se deparou com o Edifício Bretagne do arquiteto Artacho Jurado.**

Foi neste lugar, mais precisamente no Salão do Piano que surgiu o imediato interesse por desenvolver o trabalho em vídeo intitulado ‘Concerto para Aracne’. Nele, o pianista Katz, toca frequentemente o piano de mais de cem anos em apresentações públicas no edifício. Ao escutar uma destas apresentações, a artista ficou muito impressionada com “o som metálico da madeira velha, um som único porque não se encontra outro igual, som oposto ao dos melhores pianos do mundo que possuem um som aveludado e limpo”*. A artista pediu ao pianista que participasse desse trabalho, capturou o som do piano sendo tocado, para na sequência, pedir que Katz tocasse a mesma música – uma composição dele – de memória, com os olhos vendados e sem piano. Assim a música é tocada de outra maneira, sem o retorno do som, e sem o toque que guia o pianista, a imagem “nunca se encaixa perfeitamente ao som capturado, tornando o seu gesto único e frágil, como o som do piano”*.

* Citações da artista.
** Inaugurado em 1959, idealizado para a classe média da época como um prédio-clube. Refletindo o padrão de vida hollywoodiano, sua arquitetura mistura referências art déco de Miami, neocolonial californiano e a arquitetura moderna brasileira.

Agradecimentos:
Awesome Group
Katz Rochlitz
Mônica Rizolli
Radar Sonorização
Rita Mourão

Agenda:

Início da residência – 01de abril

Bate-papo aberto ao público sobre o primeiro mês de residência – 26 de abril (sexta) das 19 – 22h

Abertura da exposição + Fala sobre a experiência aberta ao público – 24 de maio (sexta) das 19 – 22h

Período da exposição – de 25 de maio a 07 de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *