Nômade 2E1 – 3a. edição – especial Arte e Gestão

Monica Rizzolli é a artista residente da terceira edição

Durante os meses de abril e maio de 2014, Monica Rizzolli, que foi nossa colaboradora em Kassel, Alemanha, esteve presente no 2E1 para desenvolver sua pesquisa artística e experimentar a gestão do espaço, no lugar de Carolina Paz que saiu em residências de 6 meses fora do Brasil.

Foram os primeiros momentos de Monica como coordenadora de projetos do 2E1 e sua efetivação na gestão do espaço ao lado de Carolina, Douglas de Freitas e Daniel de Souza.

Durante esses dois meses, Monica desenvolveu trabalhos como artista e como agente cultural, dando início a projetos relacionados à comunidade do entorno de nossa casa assim como projetos de formação interdisciplinar.

Houve uma agenda de conversas do público com a artista.

Sábado, 10 de maio de 2014, ocorreu o bate-papo entre Monica Rizzolli, Sofia Bauchwitz e público (presente no 2e1 e conectado à transmissão da conversa via internet) em ocasião da residência que Monica realiza no ateliê nesses meses de abril e maio, no projeto Nômade 2e1.

Aqui seguem os registros do encontro. Estamos muito felizes com a realização desse projeto.

NÔMADE 2E1 – 3A EDIÇÃO – MONICA RIZZOLLI from ateliê|COLETIVO2E1 on Vimeo.

Clique sobre as imagens abaixo para vê-las maior:

Sofia Bauchwitz, 2013, Tecido Terra Audio, dimensões variáveis, Centro de Arte Complutense Museo Del TrajeSofia Bauchwitz, 2013, Tecido Terra Audio, dimensões variáveis, Centro de Arte Complutense Museo Del Traje

Sofia Bauchwitz, Accion Barrer, 2013, ação, Universidad Complutense De MadridSofia Bauchwitz, Accion Barrer, 2013, ação, Universidad Complutense De Madrid

Sofia Bauchwitz, Ao Mar o que é do Mar, 2011, intervenção urbana com sal marinho, NatalSofia Bauchwitz, Ao Mar o que é do Mar, 2011, intervenção urbana com sal marinho, Natal

Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 1, Proposta 1 LdEE, textoSofia Bauchwitz, Lugares Memoria 1, Proposta 1 LdEE, texto

Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 2, Proposta 2 LdEE, textoSofia Bauchwitz, Lugares Memoria 2, Proposta 2 LdEE, texto

Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 3, Proposta 3 LdEE, textoSofia Bauchwitz, Lugares Memoria 3, Proposta 3 LdEE, texto

Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 4, Proposta 4 LdEE, textoSofia Bauchwitz, Lugares Memoria 4, Proposta 4 LdEE, texto

Monica Rizzolli, Proposta1LdEE, 2014, processingMonica Rizzolli, Proposta1LdEE, 2014, processing

Monica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, AtelieColetivo2E1Monica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, AtelieColetivo2E1

Monica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, detalheMonica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, detalhe

MonicaRizzolli, Diagrama Decode, 2014MonicaRizzolli, Diagrama Decode, 2014

MonicaRizzolli, Decode1, 2014, texto tabela e nanquim sobre papel, dimensões variáveisMonicaRizzolli, Decode1, 2014, texto tabela e nanquim sobre papel, dimensões variáveis

Memorial Descritivo, DECODE
Por Monica Rizzolli

Na série DECODE eu pretendo investigar formas de traduzir elementos e relações espaciais descritos textualmente em representações visuais e investigar alguns mecanismos cognitivos envolvidos nesse processo.
Cada trabalho da série é composto de três elementos: um texto, uma tabela e um desenho.
O texto, escrito por um colaborador, contém a descrição da fachada da sua moradia ou espaço de trabalho. A fachada foi escolhida como tema da descrição pelas seguintes razões: primeiro, ela simboliza a transição entre o espaço público e o privado sendo portanto significativa e conhecida para o colaborador; segundo, ela pode ser facilmente avaliada e caracterizada pelos seus elementos visuais. O texto, que é para o colaborador uma representação externa do seu conhecimento sobre a fachada, é para mim informação adquirida mas não pela experiência direta. Isso significa que eu não estive presencialmente nas coordenadas geográficas das fachadas descritas para a execução dos desenhos e meu conhecimento é baseado em um esquema com informações adicionadas, omitidas ou distorcidas pelo colaborador.
A tabela organiza as informações disponíveis no texto e explicita os meus mecanismos de recuperação de informação, de integração das novas informações com meu conhecimento prévio e de criação de novas informações. A coluna horizontal “Aquisição” apresenta os dados retirados diretamente da fonte, a coluna “Recuperação” apresenta dados armazenados na minha memória, a coluna “Integração” representa esquemas mentais gerados na integração entre as informações adquiridas e recuperadas e a coluna “Inclusão” descreve elementos criados ou imaginados para completar a minha imagem mental da fachada.
Finalmente, o desenho é a síntese material do processo de conversão da informação do ponto de vista subjetivo de um indivíduo e portanto único e irreproduzível. Pois não trata-se de investigar a tradução de uma forma de representação em outra para a criação de um algoritmo, mas sim da utilização e extrapolação de ferramentas e conceitos da comunicação, psicologia cognitiva e linguística para compreender e explicitar o processo de criação artística.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *