Dando continuidade aos estudos sobre Subjetividade, Singularidade e Potência Criativa, interessados em Arte, Filosofia e Ciências Sociais de todo Brasil, através de acesso 100% ONLINE (ao vivo e/ou gravação), terão a oportunidade de estudar junto com Carolina Paz obras de autores que tratam das questões do ser singular, ético porém lúcido diante dos aprisionamentos da moral impostos pelas convenções sociais. Em 2018, serão lidos os autores: Michel Foucault e Gilles Deleuze.

As leis sociais, as normas, a moral têm a função de viabilizar a organização da vida humana em sociedade. Porém, são o menor denominador comum dessas relações e não deveriam ser o principal definidor dos comportamentos. Todo ser é singular. Para viver juntos é preciso reconhecer e respeitar as singularidades de forma ética, procurando, a cada caso, promover bons encontros. Como podemos existir de forma ativa, criativa e potente? O que é uma vida aberta aos afetos de forma lúcida? O que significa a criação com liberdade? Como se formam e convivem as subjetividades? Estas e outras questões serão debatidas durante os encontros.

Em tempos tão difíceis como o que vivemos hoje, talvez nunca tenha sido tão fundamental rever algumas das mais importantes ideias já produzidas para tentar buscar premissas para ações mais elaboradas e que nos fortaleçam como indivíduos e como coletividade.

Textos e vídeos serão analisados no decorrer de todo o programa atendendo também aos interesses dos participantes.

Encontros 100% ONLINE semanais com aproximadamente uma hora e meia (exceto feriados).


Leonilson, ‘Jogos Perigosos’, 1990.

Sextas-feiras, das 10:00 às 11:30 horas, a partir de 12/01.

Programa:

De Janeiro a Julho – Leituras de “A Ordem do Discurso” e “Microfísica do Poder” de Foucault
Recesso de duas semanas entre autores.
De Julho a Dezembro – Parte 4: Leituras de “Conversações” e “O que é filosofia” de Deleuze

Bibliografia adicional:
FOUCAULT. A História da Sexualidade 1, a vontade de saber
DELEUZE. Espinosa: Filosofia prática
GUATTARI e ROLNIK. Micropolítica – cartografias do desejo

Modalidade Online. Você pode acompanhar o curso através de seu computador conectado à internet de qualquer lugar. Os encontros serão gravados e os participantes têm o direito de assisti-los pelo período de uma semana após cada encontro.

Investimento:
Matrícula + mensalidades no valor de R$222,00.

Inscrições abertas até 11/01.

Formas de pagamento:
Para garantir sua vaga, deposite o valor em nossa conta (abaixo) e envie o comprovante de depósito para o email doiseum [arroba] doiseum [ponto] com.

Banco Itaú
Agência: 8792
Conta Corrente: 21400-2
Em nome de: Coletivo 2E1 Produções e Treinamentos Ltda.
CNPJ – 07.362.720/0001-46

Sobre a ministrante:
Carolina Paz (São Paulo, 1976) é artista visual e cientista social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (gradução e mestrado) e pela Central Saint Martins (BA Fine Arts, Londres). Atua em arte e educação desde 2004. Vive e trabalha em Nova York e São Paulo. Representada pela Galeria Virgilio, São Paulo.

Observações importantes:
1- Poderão ocorrer alterações em algumas datas por motivos de força maior. Essas serão avisadas com a máxima antecedência possível e negociadas devidas reposições.
2- Ajustes de conteúdo que ocorrem serão devidos adequação do mesmo à turma segundo determinação dos professores para melhor andamento dos cursos.
3- Pagamentos, através de boleto bancário, vencem no dia 10 de cada mês. Atrasos de pagamento implicam em multa de 10%.
4- Qualquer desistência deve ser avisada com pelo menos um mês de antecedência caso contrário cobranças ocorrerão normalmente.
5- Todo conteúdo é de propriedade intelectual dos professores. Sua reprodução e circulação sem autorização é proibida.
6- O pagamento da inscrição implica em pleno entendimento e aceite de todos os termos aqui publicados.
7- Há emissão de certificado mediante pedido do participante.