Alina d’Alva Duchrow – Por uma engenharia reversa das imagens

Em seus trabalhos recentes, a artista Alina d’Alva Duchrow, utiliza fotografias do seu arquivo de família e imagens encontradas em repositórios públicos da internet, fundindo elementos da sua própria biografia com outras narrativas encontradas nesses repositórios.
A artista trabalha com diversas temporalidades reunidas em um mesmo plano, entre elas fotografias feitas por seu pai na década de 1960 e fotografias de artistas do início do século XX. A aproximação dessas realidades diversas em um plano que não lhes é próprio desenha um novo movimento, e estabelece uma dinâmica reveladora de um outro sentido.

Para a artista trabalhar com as imagens de arquivo, em uma época em que vivenciamos uma sobrecarga de informação “nova” e aceleração digital, é trabalhar uma espécie de “engenharia reversa”, restabelecendo a dignidade e a potência de imagens que, de outra forma, estariam destinadas ao esquecimento.

Além das fotografias a artista utiliza outros recursos como o desenho. Os suportes variam entre o papel e entre a própria moldura que enquadra as fotografias, acrescentando outros elementos às narrativas. Em algumas instalações, as fotografias são envolvidas por recortes de madeira que hora mostram, hora escondem as imagens.

Saiba mais sobre a artista neste link.

One Response to Alina d’Alva Duchrow – Por uma engenharia reversa das imagens