Grupo de Estudos em Artes Visuais – segundo semestre 2015

A partir da primeira semana de Agosto, o Grupo de Estudos do 2e1 se dedicará, nos encontros com Carolina Paz, exclusivamente à leitura de textos de Nicolas Bourriaud e discussões sobre estética relacional. Com José Bento Ferreira os estudos partem da noção de “arte global” de Hans Belting e as discussões serão orientadas pelo enfoque antropológico.

adobeconnect
Segundo José Bento:

Nossas discussões se alternam entre referências teóricas, como os textos de Hans Belting, Hal Foster, Georges Didi-Huberman, Bruno Latour, Nicolas Bourriaud e trabalhos recentes de artistas contemporâneos, como Ai Weiwei, Anish Kapoor, Richard Long, Rirkrit Tiravanija, Philippe Parreno, Pierre Huyghe e tantos outros pensadores e criadores que caminham no fio da navalha entre os mundos da arte e da vida, entre o universo puro da experiência estética e a esfera das interações humanas. Com nossas leituras e discussões, buscamos na antropologia uma alternativa às categorias estéticas, marcadamente filosóficas, para compreender melhor o conjunto de fenômenos que Belting tem chamado de “arte global,” com ênfase nos conceitos de imagem e desvio.

Para Carolina:

Depois de passarmos por uma análise do sistema de arte com Pierre Bourdieu e analisarmos a subjetividade criação e criatura do indivíduo contemporâneo a partir das leituras de Suely Rolnik, Fêlix Guattari, e Gilles Deleuze; nesta segunda parte do ano resolvemos nos dedicar 100% às ideias de Nicolas Bourriaud, em especial sobre estética relacional e pós-produção.

Os encontros semanais acontecem às terças a tarde, são online e transmitidos ao vivo e podem ser assistidos como gravação até uma semana após o encontro.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco.

 

One Response to Grupo de Estudos em Artes Visuais – segundo semestre 2015