Ao Vivo: Pierre Bourdieu por Roger Chartier

O Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP promoveu em julho desse ano o curso “Pierre Bourdieu e o mundo social” com o professor do Collège de France (em Paris). O curso foi transmitido simultaneamente durante seus cinco dias.

Durante o curso, o historiador apresentou os conceitos essenciais da obra do sociólogo francês a partir de cinco temas: sociologia e história, habitus e estratégia, os campos culturais, dominação e violência simbólica, ciência social e compromisso cívico.

Quem não conseguiu assistir ao vivo, o SESC disponibilizou as aulas em vídeo nessa playlist:

  • Aula 1/5: Pierre Bourdieu: trabalho científico e compromisso cívico
  • Aula 2/5: Sociologia e História
  • Aula 3/5: Habitus, Estratégia e Senso Crítico
  • Aula 4/5: Campos Culturais
  • Aula 5/5: Dominação e Violência Simbólica

Pierre Bourdieu foi um sociólogo, antropólogo, intelectual e filósofo francês. Ele se dedicou primeiramente ao estudo das dinâmicas entre o poder na sociedade, e nas formas diversas e sutis em que esse poder é transferido e como a ordem social é mantida nele através das gerações.

Gostaria apenas de perguntar por que tantos críticos, tantos escritores, tantos filósofos possuem tanta satisfação em professar que a experiência de uma obra de arte é inefável, que escapa, por definição, de toda a compreensão racional; por que eles são tão ansiosos para ceder sem luta a derrota do conhecimento; e de onde é que a sua necessidade irreprimível de menosprezar compreensão racional vem, essa raiva para afirmar a irredutibilidade da obra de arte, ou, para usar uma palavra mais adequada, a sua transcendência. – BOURDIEU, Pierre – As Regras Da Arte , Génese e Estrutura do Campo Literário.

Pierre Bourdieu

2 Responses to Ao Vivo: Pierre Bourdieu por Roger Chartier