Fachada 2E1 – 7a edição com Wagner Malta Tavares

Artista inaugura “Space Invaders” no espaço externo do
sobrado do Ateliê Coletivo 2E1. Pacata Rua Teixeira e Souza recebe
ainda este ano instalação de Laura Vinci.
Abertura no dia 07 de junho, sábado, às 17 horas. Grátis

O Ateliê Coletivo 2E1 e o artista Wagner Malta Tavares inauguram no dia 07 de junho, sábado, às 17 horas, a instalação “Space Invaders. Instalado na fachada do Ateliê, as instalação faz parte do Projeto Fachada 2e1 2014, que já recebeu trabalhos de Débora Bolsoni, e prevê ainda o uso da fachada do sobrado como suporte pela artista Laura Vinci. A coordenação desse ciclo de projetos de fachada é do curador Douglas de Freitas.

Neste trabalho, o artista toma como partida o jogo de videogame Space Invaders, criado no fim dos anos 1970. O trabalho faz referencia à cultura pop e à ficção científica, presentes em toda a trajetória do artista. Os ‘bichos’, personagens do jogo, serão reproduzidos em zinco na fachada da casa, e por traz deles uma luz verde – como a existente no jogo – cria um contorno. Durante a noite, o aumento da intensidade da luz verde amplia o estranhamento, revertendo o trabalho em um corpo alienígena na paisagem da cidade.

Sem prender-se a nenhuma linguagem específica, Wagner Malta Tavares faz uso de vídeo, escultura, fotografia, desenho, performance e instalação para, em grande parte de suas obras, tornar visíveis aspectos fundamentais e estruturais da existência, e por meio de luzes, vento, calor e outros elementos não palpáveis, partindo de corpos tridimensionais, provocar a percepção além da pura sensorialidade. O artista lança mão da ficção científica como universo de possibilidades da busca de identidade do homem contemporâneo. Com forte herança construtiva, muitos de seus trabalhos fazem conexão entre heróis da cultura pop dos quadrinhos, desenhos animados ou filmes, com heróis épicos e mitológicos da cultura clássica.

WAGNER MALTA TAVARES | www.wagnermaltatavares.art.br
Nasceu em São Paulo, 1964. Vive e trabalha em São Paulo.

Formado em comunicação social pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, São Paulo, em 1990.Entre suas exposições individuais destacam-se as realizadas no MAC Niterói, Rio de Janeiro (2010); Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2010;Museu da Imagem e do Som, São Paulo (2010); Centro Universitário Mariantonia, São Paulo (2008). Entre sua exposições coletivas destacam-se Panorama da Arte Brasileira 2011 MAM – SP; 17º Festival de Arte Contemporânea VIDEOBRASIL, São Paulo (2011); Convivências; Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre – RS (2010); Projéteis de Arte – FuNARTE – Rio de Janeiro (2007) e Cesium 137 – Rider project – Chicago,NY – EUA.
Em 2006 foi selecionado pela Bolsa Iberê Camargo para ser artista residente no The Schoolof The ArtInstituteof Chicago. Entre os projetos de intervenção urbana destacam-se Contact, Michigan Avenue, Chicago – EUA (2006); Firstlove, Millenium park, Chicago – EUA
(2006) e Bola com cobertura, Campo Manin, Veneza (1999).

O Projeto Fachada é um formato de exposição desenvolvido pelo Ateliê desde 2012 na qual um artista é convidado a intervir na fachada do espaço através de trabalhos de site specific. O projeto já contou com intervenções de artistas como Renato Pera, Leticia Rita, Cristina Suzuki, Luciano Boletti, Bruno Mendonça e Débora Bolsoni. Em 2013, o Projeto Fachada foi contemplado com o PROAC de Artes Visuais.

Comments are closed.