A arte triunfa sobre o comércio? – Parte 6

Em seu livro sobre Distinção social como uma função de julgamentos de gosto, o sociólogo francês Pierre Bourdieu efetivamente descreve a arte moderna como um fator na reprodução da sociedade de classes. É por isso que fazer arte não desafia explicação, mas a evita. Porque a transgressão artística amplia as distâncias entre as disposições cultivadas das classes tecnocráticas dominantes e as disposições éticas do serviço dominado e classes trabalhadoras. Pode ser dito então que as transgressões artísticas – poderíamos agora incluir as de Caravaggio, embora as apostas são contemporâneas – trabalham para reproduzir a sociedade de classes.

Em contraste com Adorno, para quem a precariedade da cultura genuína deveria ser atribuída à sua resistência ao valor de troca comercial, o desaparecimento do limite do sagrado que separa a arte da vida cotidiana foi definido por Bourdieu como uma etapa necessária para a resistência à lógica da acumulação de capital.

schama16

schama17

Pouco depois da publicação do trabalho de Bourdieu, Peter Bürger definiu o objetivo da estética de vanguarda como a subordinação das características formais da obra de arte para as características gerais do conteúdo político da obra. Neste aspecto, as vanguardas históricas não eram muito anti-estéticas como dialética em um sentido adequadamente Hegeliano: a arte deveria ser mediada de acordo com as suas condições sociais de produção; Uma noção que foi melhor expressa por Walter Benjamin em seu ensaio sobre ‘O autor como produtor’. A institucionalização da arte avant-garde pelas indústrias culturais capitalistas encaminharam, no período pós-guerra, a separação da arte da política e a confrontação radical da sociedade de classes.

Se o neoliberalismo tem sido um modelo tão eficaz para a ideologia capitalista nas últimas décadas é talvez porque a polarização de classes no cenário mundial do capitalismo tardio ocorre em relação ao crescimento de uma formação de uma distinta classe pequeno-burguesa. Qual é a posição política desta nova classe ‘média’? Em ‘A Universidade em Ruínas’, Bill Readings argumenta que em um mundo de globalização transnacional, a linguagem da gestão econômica substitui a linguagem do conflito cultural e de classe. A crença liberal de que a América do Norte representa uma sociedade sem classes abriu o caminho para a dominação econômica de uma classe global que se recusa qualquer identidade social fixa ou reconhecível. Por isso, ela não pensa sobre si como tendo alcançado um estágio diferente da luta de classes, mas considera que tanto a burguesia tradicional e a política socialista não têm nada a ver com a sua especialização técnica e visão de vida boa. Para a pequena burguesia global, pode-se dizer, que não há nenhuma relação política e ideológica. O que substitui a luta de classes são lutas de identidade que tendem a privilegiar, em conseqüência, uma tolerância multiculturalista liberal que então assegura o liberalismo político e o capitalismo. O estilo de vida boêmio e não convencional de Caravaggio se encaixa perfeitamente nesse esquema.

A paradoxal posição de classe da nova pequena-burguesia executiva é que ela não é nem classe trabalhadora nem classe média, mas as duas coisas: o seu efeito ideológico é ser, de um lado, a classe de polarização e, do outro, possuir uma certa invisibilidade na medida em que privilegia a tese de ausência de classes. Poderes tecnocráticos aprenderam a explorar esta contradição com grande efeito e que puderam fazê-lo porque o neoliberalismo não só aparece como o motor do comércio e desregulamentação – como a forma mais avançada de turbo-capitalismo ou “capitalismo de choque” – mas também como uma reação protetora para os problemas associados com mercados descontrolados. Esta é uma razão pela qual, nas democracias capitalistas atrasadas​​, o Estado tornou-se um instrumento de militarização e de manipulação do medo. Não é à toa também que ‘Power Of Art’ de Schama deve vir envolto em sangue, da mesma forma que o governo de Blair reverenciou o conflito sangrento dos EUA no Iraque e seu Estado de segurança pela manipulação do medo.

(continua)

Comments are closed.