Vitamina 2e1 – A Pintura Hoje

Ainda pintura – as mortes anunciadas e a produção atual

Coordenação: Bruno Dunley
Organização: Coletivo 2e1
Palestrantes: Adriano Costa, Álvaro Seixas, Ana Elisa Egreja, Antônio Malta, Ana Prata, Dudi Maia Rosa, Fabio Miguez, Jac Leirner, Leda Catunda, Lucas Arruda, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Mariana Serri, Marina Rheinghtz, Paulo Pasta, Paulo Monteiro, Rodolpho Parigi, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar e Sergio Sister.

O projeto Vitamina 2e1 consiste em um programa de aprofundamento intensivo, teórico e
prático, sobre um assunto específico e importante nas práticas artísticas contemporâneas.

Para o segundo semestre de 2013, um dos temas abordados é PINTURA. A escolha do tema se deve às muitas discussões contemporâneas sobre o tema, às suas anunciadas mortes, aos desdobramentos além dos suportes tradicionais etc.

Vitamina 2e1 – A Pintura Hoje contará com três módulos.
O primeiro “Pintura contemporânea: um panorama e seus questionamentos”, pretende apresentar as principais questões que surgiram em torno da pratica pictórica na contemporaneidade. Neste, serão abordadas as anunciadas “mortes” da pintura e suas relações com o surgimento da fotografia, a crise da representação, o ready-made, o monocromo, a problematização e dissolução da pintura em outros meios e espaços artísticos. Textos de artistas como Hélio Oiticica, Donald Judd, Piero Manzoni, Joseph Kosuth e a projeção de trabalhos realizados nos últimos sessenta anos servirão como pontos de partida para o desenvolvimento desse debate.

O segundo módulo “Debates”, serão realizadas nove mesas de debates com artistas convidados. Cada mesa contará com a presença de dois artistas e a mediação do coordenador do programa. A intenção do módulo é investigar como a reflexão e a prática pictórica se manifestam nos dias de hoje.

O terceiro módulo do programa compreende um acompanhamento da produção dos participantes inscritos, a discussão e a produção com vistas à uma exposição coletiva (laboratório expositivo no 2e1 e uma possível itinerância).

Comments are closed.