Projeto Coletivo: O LUGAR DO OUTRO LUGAR

Atualmente com 15 membros, o Grupo de Acompanhamento do 2e1 (que é de fato o Coletivo 2e1) completou 6 anos em junho deste ano, momento em que surge entre seus artistas a necessidade de entrar em contato com um público interessado em conhecer essa combinação de questões, derivas e experimentos que têm diversas origens.
A distância geográfica entre os artistas é algo que caracteriza o grupo. Reunindo-se semanalmente através de uma plataforma online, os artistas do 2e1 estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília, Uruguai e em outros estados e países. Tal localização é móvel, pois eles se movem, mudam de residência e continuam se encontrando. É evidente que, após tantos anos, tantos encontros, tenham sido formados vínculos importantes de confiança e colaboração, muito ou completamente similares às experiências de grupos presenciais mais tradicionais. As relações são percebidas como “naturais” e “fluidas”, como se não fossem tão presentes as várias interfaces que as mediam, já que este grupo tem como principal lugar de encontros uma plataforma online.
Recentemente, no momento em que surge a vontade de ir à público, algumas questões vieram à tona: O que caracteriza o grupo? O que significa o fato de os encontros serem em sua maioria remotos? Como o grupo e cada membro se veem neste contexto? Quem é esse “outro”, esse “outro remoto”, esse “outro de outro lugar”? Que lugar é esse onde o “outro” está?
Foi nesse “lugar da vontade de conhecer o outro”, nesse cruzamento de diversas individualidades e posicionamentos geográficos, que saiu uma faísca. Buscou-se um gatilho, um disparo criativo, um “despertador” para um processo coletivo de criação artística. Desse exercício de pensar poeticamente juntos nasceu o projeto “o Lugar do outro Lugar”, no qual os artistas do Coletivo 2e1 realizaram obras sobre o imaginário que cada um carrega sobre esse grupo de “outros”, de “outros lugares”. Um conjunto de imagens que remetem a variado vocabulário da experiência humana contemporânea sobre a alteridade e o que é presença.
Cada artista do Coletivo executou uma obra em sua linguagem de interesse e então foi gerada uma primeira deriva, que poderá ser conferida durante a PARTE 2016: uma caixa de reproduções das imagens das obras em formato de cartões postais e uma ação que remete à brincadeira do telefone de copo e barbante, ambos com interesse de convidar o público a pensar os afetos, os contatos, as trocas humanas, que de alguma forma são sempre mediados.

 

ARTISTAS


alina-dalva_sapato_web_bl800Alina Duchrow


ana-roberta_sem-titulo_web_bl800Ana Roberta Lima


herika-bauer_sem-titulo_web_bl800
Herika Bauer


ines-quiroga_super-homen_web_bl800Inês Quiroga

kika-goldstein_sem-titulo_web_bl800
Kika Goldstein

laura-teixeira-de-oliveira_entrelace_web_bl800
Laura Teixeira

lilian-walker_crosta_web_bl800
Lilian Walker

luana-lins_sem-titulo_web_bl800
Luana Lins

myrian-zini_sem-titulo_web_bl800
Myriam Zini

pierre-lapalu_um-aleph_web_bl800
Pierre Lapalu

priscila-rampin_amarra-amor_web_bl800
Priscila Rampin

sheila-ortega_intermitente_web_bl800
Sheila Ortega

val-schneider_27-28-45-0-s-51-56-55-8-w_web_bl800
Val Schneider

wagner-priante_-jogo-jangada-jogada_web_bl800
Wagner Priante

COORDENAÇÃO GERAL
Carolina Paz

TEXTO CRÍTICO
José Bento Ferreira

AGRADECIMENTOS
Carmen Schivartche
Lina Wurzmann
Juvêncio Vilhena
Welliton Moraes
Cintia Guimarães
Rodrigo Navarrette
Isabela Carvalho
Alexandre Perrone

Mascote: cadelinha Lótus

COLETIVO 2E1
doiseum.com
fb /coletivo2e1

Comments are closed.