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Grupo de Estudos ESPECIAL de Verão: Achado não é roubado – a apropriação como prática artística
Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, artistas visuais de todo Brasil, através de acesso ONLINE (ao vivo e/ou gravação), poderão conhecer, analisar e discutir uma série de trabalhos do campo das artes visuais que se apropriam de imagens, objetos do mundo e outros elementos que são heterogêneos ao campo das artes.
Sob coordenação do crítico e professor José Bento Ferreira, serão desenvolvidos estudos sobre os trabalhos de artistas escolhidos de acordo com a idéia de apropriação, procedimento vanguardista retomado como détournement (deslocamento ou desvio) nos anos de 1950 por Asger Jorn e como pós-produção nos anos 2000 por Nicolas Bourriaud. Uma consideração do campo das artes a partir da antropologia da imagem revela o procedimento da apropriação como estratégia para resistir ao “consumismo idólatra” (Belting). Trabalharemos com artistas estrangeiros atuantes, mas ao longo das nossas discussões faremos conexões com outros artistas. Partiremos da experiência idealizada por Philippe Parreno em parceria com Pierre Huyghe e outros, No ghost, just a shell (1998-2002). Em seguida, percorreremos trabalhos de artistas de diversas procedências que, ao longo dos anos 2000, retomaram e ressignificaram o procedimento de apropriação no contexto de resistência à iconomania: Danh Vō, Francesco Vezzoli, Gert Jan Kocken, Wael Shawky, Roberto Cuoghi, Moreshin Allayari, Basel Abbas e Ruanne Abou-Rahme.
Textos e vídeos serão analisados no decorrer de todo o programa atendendo também aos interesses dos participantes.
Serão seis encontros de duas horas, totalizando 12 horas de programação.
Sextas-feiras, das 15 às 17 horas, de 13/01 a 17/02.
Programa:
13/01 – Pierre Huyghe e Phillipe Parreno: a apropriação como estratégia para libertar imagens confinadas pelo enquadramento da indústria cultural e das instituições;
20/01 – Danh Vō: choques de imagens migrantes à deriva pela história da arte;
27/01 – Francesco Vezzoli e Gert Jan Kocken: a ambivalência dos gestos de restaurar e destruir uma imagem;
03/02 – Wael Shawky: a desconstrução do eurocentrismo por meio da apropriação do teatro popular e da linguagem do cinema;
10/02 – Roberto Cuoghi: uma apropriação da arte e da religiosidade assírias no contexto da arte global;
17/02 – Moreshin Allayari, Basel Abbas e Ruanne Abou-Rahme: a impressão 3D como estratégia de resistência à ocupação e ao iconoclasmo.
Modalidade Online. Você pode acompanhar o curso através de seu computador conectado à internet de qualquer lugar. Os encontros serão gravados e os participantes têm o direito de assisti-los pelo período de uma semana após cada encontro.
Investimento:
R$300,00 à vista (10% de desconto) ou uma entrada mais uma parcela de R$165,00 (valor integral R$330,00).
Inscrições abertas até 10/01. Vagas limitadas.
Formas de pagamento:
Para garantir sua vaga, deposite o valor em nossa conta (abaixo) e envie o comprovante de depósito para o email doiseum [arroba] doiseum [ponto] com.
Banco Itaú
Agência: 8792
Conta Corrente: 21400-2
Em nome de: Coletivo 2E1 Produções e Treinamentos Ltda.
CNPJ – 07.362.720/0001-46
Sobre o coordenador:
José Bento Ferreira é doutorando do Programa de Estética e História da Arte da USP, mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, autor de textos críticos e coautor de livros de arte como WMT (Automática, 2014) e Pintura brasileira do séc. XXI (Cobogó, 2012). No coletivo 2e1, coordena o grupo de estudos sobre a antropologia das imagens.
Observações importantes:
1- Poderão ocorrer alterações em algumas datas por motivos de força maior. Essas serão avisadas com a máxima antecedência possível e negociadas devidas reposições.
2- Ajustes de conteúdo que ocorrem serão devidos adequação do mesmo à turma segundo determinação dos professores para melhor andamento dos cursos.
3- Qualquer desistência deve ser avisada com pelo menos um mês de antecedência caso contrário cobranças ocorrerão normalmente.
4- Todo conteúdo é de propriedade intelectual dos professores. Sua reprodução e circulação sem autorização é proibida.
5- O pagamento da inscrição implica em pleno entendimento e aceite de todos os termos aqui publicados.
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