Acompanhamento de projetos e processos

Criado em 2010, os grupos de acompanhamento no 2e1 são encontros que provêm aos seus participantes a oportunidade de interlocução qualificada sobre seus projetos e processos criativos.

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A troca e os vínculos que se estabelecem são importantes e oferecem variadas formas de estímulos que apoiam o artista no amadurecimento e aprofundamento de sua pesquisa.

Além dos encontros de acompanhamento, os artistas participam de exposições em grupo e individuais organizadas pelo 2e1, além de serem o foco de nossa atenção no desenvolvimento de outros projetos.

Em 2016, o grupo atual se reúne nas quartas-feiras a noite, das 19 às 22 horas, pela primeira vez no formato 100% online. Trata-se de uma turma “mista” já que parte dos participantes vive fora de São Paulo.

Mediado por Carolina Paz, durante 2016, são convidados para interlocução com o grupo: Marcelo Moscheta, Laura Vinci, Antonio Malta Campos, Débora Bolsoni, Gabriela Longman. Todo ano há uma agenda de convidados que são visitam o grupo para troca de experiências.

Atualmente não temos mais vagas e estamos formando novo grupo (nas quintas-feiras) através do Programa TRILHA.

Se você tem interesse e quer saber mais escreva para doiseum @ doiseum . com (sem espaços).

Depoimentos de alguns artistas que estão ou que passaram pelo acompanhamento:

 O trabalho do artista pode ser muito solitário e acho que nós artistas temos, em maior ou menor grau, uma certa dose de “altismo”, mas depois de dez anos vivendo fora do Brasil eu senti uma necessidade imensa de troca e muita necessidade do feedback de um outro olhar sobre o meu trabalho.  Há um ano e meio eu iniciei o acompanhamento com a Carolina e eu só posso dizer que é um “lugar” muito bom.  A troca com os colegas artistas; o pertencimento a um grupo que compartilha interesses afins e de muita sensibilidade; a atitude cuidadosa e alerta da Carolina com relação ao trabalho de cada um e sempre com muitas referências que vão embasar esse processo. Eu espero que esse grupo se fortaleça cada vez mais, na sua delicadeza e força poética, que é o resultado da vontade e persistência de cada um e muito da capacidade que a Carolina tem em acreditar nesse potencial.

Alina Duchrow (desde 2014)

Todo artista em algum momento da carreira tem que fazer um acompanhamento de projeto e com alguém que se sinta a vontade de falar e expor suas história/ideias/pensamentos. O acompanhamento serve como uma primeira exposição, onde vc pode errar, mostrar o que não quer ou até mostrar aquilo que nunca quer expor, mas quer mostrar para alguém.
De fato o acompanhamento no doiseum, mudou a minha pintura. Consegui pensar com outros olhos o meu trabalho e com isso houve uma evolução gigante.
E uma das coisas mais interessantes, foi conhecer artistas/pessoas maravilhosas, e ter a oportunidade de entrar no mundo de cada um.
Então agradeço a Carolina Paz pela oportunidade de ter acompanhamento com ela, com Bruno Mendonça e Douglas de Freitas que depois de um tempo chamei para fazer curadoria de uma exposição minha.

Guilherme Callegari (2013 – 2014)

O acompanhamento da Carol é e tem sido muito importante para a minha produção artística. Tenho aprendido com ela a questionar e observar melhor o meu trabalho, através de um perceber mais rico e apurado. Com ela, as respostas e soluções que antes eu buscava, transformaram-se em dúvidas que geraram novas possibilidades, novos desmembramentos.

Elen Gruber (2010 – 2013)

Um dos perigos de escolher a profissão de artista, que à primeira vista sugere uma subjetividade, é isolar-se em referências e repertórios de gosto pessoal e não se permitir um alargamento na busca de conteúdos que causam estranhamento, instigam e nos colocam à frente de problemas e desafios.
Como artista, passei a tentar evitar esse comportamento cômodo e tendencioso e comecei, desde 2012, a frequentar encontros com a artista Carolina Paz em seu ateliê, o espaço Coletivo 2E1.
O espaço do ateliê, a diversidade de referências (livros, filmes) e a disponibilidade de Carolina para abordar questionamentos em torno da poética do meu trabalho têm me acrescentado bastante e me instigado a buscar conteúdos que estão dentro de minha pesquisa, porém que são despertados por meio de outros caminhos que não somente os de fácil chegada.

Fernanda Izar (2012)

O acompanhamento dos trabalhos e os encontros do grupo geraram uma troca de experiência muito intensa e um enorme aprendizado. Somado a isso, a ênfase na leitura de textos de sociologia e antropologia me fez entrar em contato com um repertório de grande valor.

André Terayama (2010 – 2012)

Coordenação:
Carolina Paz
, artista visual e cientista social. Participa de exposições no Brasil e no exterior desde 2007, entre elas: as individuais “Teoria dos Conjuntos, na Galeria Virgilio, 2015; “Porção”, na Sala Nordeste da Funarte, Recife (PE), 2014; “sem. Os dois”, na Galeria Virgilio, São Paulo (SP), 2013 e “Íntima Ação”, na Zipper Galeria, São Paulo (SP), 2012; as coletivas Bienal de Cerveira, Portugal, 2013, “Entre Comissários e Curadores”, Laboratório de Curadoria/Fábrica Asa, Guimarães, Portugal, 2012; 10ª Edição do Programa de Exposições MARP, em Ribeirão Preto (SP), 2012, “O Quarto das Maravilhas”, Galeria Emma Thomas, São Paulo, 2011, “Arsenal”, galerias Baró + Emma Thomas, São Paulo, 2010, “Olheiro da Arte”, CCJE, Rio de Janeiro, 2010; entre outros. Prêmios e residências: 1o lugar no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife, XI Bienal do Recôncavo, 2012; Residências artísticas em Nova York – EUA, Alcobaça – Portugal, Auzits – França, Paraty – Rio de Janeiro. Coleções públicas: Fundacíon Luis Seoane, Museu de Arte de Goiânia (MAG), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). É representada pela Galeria Virgilio, em São Paulo. Professora de Sociologia e Teoria da Comunicação, desde 2010 orienta artistas visuais em seus estudos e processos.

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