Mini-curso de Filosofia: Espinosa, Nietzsche, Foucault e Deleuze

Filosofia: “Caixa de Ferramentas ou Ornamentos Poéticos?”

O 2e1 juntamente com o grupo de pensadores do Razão Inadequada. Oferecem curso inédito e também ONLINE de FILOSOFIA para quem quer pensar o mundo e o sujeito contemporâneo.

175_untitled_oil_on_canvas_53_2_x_45_6_cm_201_by_shinkwangho-d6lzwfg
Ao perguntar O que é filosofia? assumimos de saída que somos incapazes de dar conta da questão em toda sua grandeza, pois Filosofia é uma ilusão, existem muitas filosofias. Cada pensador desenvolve a sua maneira de articular ideias, cria seus próprios conceitos, questiona suas verdades. É olhando para os filósofos que enxergamos algum valor na pergunta inicial – olhar a vida de Espinosa e perguntar: que é esta maneira de ser, agir, pensar, sentir que ele chama de filosofia?

Muitas perguntas se seguem: Para quê filosofia? Trata-se de uma caixa de ferramentas ou meros adornos poéticos? Qual a importância de filosofar hoje? Existe filosofia propositiva ou estamos condenados ao relativismo e as sequências infinitas de perguntas sem resposta? É possível articular filosofia e arte? Há filosofias que desejam conhecer. Há filósofos que desejam refletir. Alguns preferem discutir. Nós queremos mais, queremos criar com os filósofos que vieram antes de nós: nem falso nem verdadeiro, mas o que é interessante.

Nosso curso se constroi na possibilidade de atualizar a filosofia passada em potência, isto é, na vontade de dar um ar contemporâneo para velhos pensamentos, fazendo-os pertinentes novamente. Trazer o pensamento para o momento. Olhando para a filosofia pelo viés de quatro dos maiores pensadores de todos os tempos, pretendemos esboçar uma resposta múltipla porém singular às perguntas destacadas acima. Nosso material de apoio é a nossa recém lançada segunda revista e os vários textos didáticos que o blog possui sobre os filósofos escolhidos.

Carga horária do curso: 8 horas
Terças 3, 10, 17 e sexta 27 de novembro a partir das 19:30 horas no Ateliê Coletivo 2e1
Endereço: Rua Teixeira e Souza, 252, Água Branca, São Paulo
Também haverá oferta do curso no formato online para quem mora fora de São Paulo.
Todos os inscritos (presenciais e online) terão direito a assistir a gravação dos encontros pelo período de uma semana.

Inscrições encerradas.

Cronograma
Aula 1 (3/11) – Da Servidão à Liberdade: a filosofia de Espinosa
Aula 2 (10/11) – O Filósofo Legislador: a filosofia de Nietzsche
Aula 3 (17/11) – Filosofar para o Presente: a filosofia de Foucault
Aula 4 (27/11) – A Potência do Conceito: a filosofia de Deleuze

 

Razão Inadequada é o nome de um espaço de questionamento nascido do conflito entre as ideias dos autores e a vida cotidiana. Filosofia, psicologia, literatura se tornam assim práticas de insubmissão. As temáticas abordadas no blog o tornam singular, há poucos espaços que trazem filosofias como a de Deluze junto a poesias e resenhas de livros. Entre palestras, cursos, eventos e revistas o site configura-se como um espaço independente de produção de conteúdo. Propõe-se assim um caminho estético para a eleição de uma ética condizente com o nosso tempo.

Rafael Trindade é formado em Psicologia pelo Mackenzie, especializando-se em saúde mental pelo CAPS, onde desenvolve pesquisa de clínica extendida baseada na filosofia de Espinosa.

Rafael Lauro é professor, formado em Música pela Faculdade Santa Marcelina e dá continuidade aos estudos em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP).

Bibliografia
DELEUZE, Espinosa: Filosofia prática, editora Escuta
__________, O que é filosofia?, editora 34
__________, Conversações, editora 34
ESPINOSA, Ética, editora autência
FOUCAULT, História da Sexualidade, editora Graal
____________, Ditos e Escritos, editora Forense Universitária
NIETZSCHE, Genealogia da Moral, editora Cia das Letras
____________, Assim Falou Zaratustra, editora Cia das Letras
____________, Crepúsculo dos Ídolos, editora Cia das Letras

Também é  material de apoio do curso a revista Razão Inadequada Nº2.
Além dos vários textos didáticos em razaoinadequada.com

10 Responses to Mini-curso de Filosofia: Espinosa, Nietzsche, Foucault e Deleuze