FACHADA 2E1 – 8a EDIÇÃO COM LAURA VINCI

Artista inaugura “Noturna” no espaço externo do sobrado do Ateliê Coletivo 2E1 na pacata Rua Teixeira e Souza.

Abertura no dia 01 de novembro de 2014, sábado, às 18:30 horas.

O Ateliê Coletivo 2E1 e a artista Laura Vinci inauguram no dia 01 de novembro, sábado, às 18:30 horas, a instalação “Noturna”. Na fachada do Ateliê, a instalação faz parte do Projeto Fachada 2e1 2014 com apoio do Proac artes visuais, que já recebeu trabalhos de Débora Bolsoni e Wagner Malta Tavares. A coordenação desse ciclo de projetos de fachada é do curador Douglas de Freitas.

Último projeto da Fachada 2e1 2014, Noturna é um grande desenho realizado durante duas noites pela artista sobre a fachada da Casa. Assim a artista fixa o impermanente, registra de modo impreciso, por conta do movimento do vento, a sombra da árvore e dos fios que a iluminação pública projeta na fachada. Deste modo a artista fala de impermanência, de como lidar com o imaterial, dar materialidade ao que é tempo ao que é transitório.

LV_20140820_Noturna-1

A produção de Laura Vinci tem a matéria como elemento escultórico e sua relação com o ambiente que a circunda como princípio. Desde o final dos anos 1990, o trabalho da artista passa a lidar com a passagem do tempo, a transformação da matéria e seu fluir no espaço.

Noturna. Laura Vinci, nov 2014.
noturna_IB-8965
Noturna. Laura Vinci, nov 2014.
noturna_IB-9130

Formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado em 1987, fez mestrado na Escola de Comunicação e Artes da USP em 2000. A partir do projeto desenvolvido para o Arte/Cidade III de 1997, seus trabalhos passam a se relacionar de maneira mais direta com o espaço. Em 2002 ocupou o espaço do CCBB em São Paulo com a exposição Estados, em 2004 participou da 26ª Bienal Internacional de São Paulo e do projeto Caveau, com uma instalação feita especialmente para o Palazzo delle Papesse, em Siena, na Itália; em 2005 participou da Bienal do Mercosul. Em 2007 expôs Warm White no espaço do Octógono da Pinacoteca do Estado e Ainda Viva na Galeria Nara Roesler; em 2008 mostrou LUX na Capela do Morumbi, São Paulo; em 2009, participou da X Bienal de Cuenca e da exposição After Utopia no Museu Pecci, em Prato, Itália; em 2010 participou da Reciclarti – Cantiere Arte Ambientali, em Pádua, e realizou exposição no Carpe Diem Arte e Pesquisa, em Lisboa. Em 2011 realizou NO AR, obra pública desenvolvida para o Beco do Pinto, no centro da cidade de São Paulo, e em 2012 Clara-Clara, obra pública desenvolvida para o centro da cidade de São Paulo. Tem obras nas coleções do Centro Cultural São Paulo; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Museu de Arte de Brasília; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Centro de Arte Contemporânea de Inhotim.

Comments are closed.