- acompanhamento
- agenda
- aos cuidados de
- artistas
- autores
- colecionismo
- crítica de arte
- curadoria
- cursos
- editorial
- english
- entrevistas
- exposições
- fachada
- feiras
- galeria
- grupo de estudos
- internacional
- labexpo
- livros
- nômade
- oficinas
- parcerias
- periódicos
- portfólio
- processo criativo
- projeto coletivo
- residências artísticas
- sistema de arte
- teoria da arte
- tópicos
- vitamina
Ao Vivo: Pierre Bourdieu por Roger Chartier
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP promoveu em julho desse ano o curso “Pierre Bourdieu e o mundo social” com o professor do Collège de France (em Paris). O curso foi transmitido simultaneamente durante seus cinco dias.
Durante o curso, o historiador apresentou os conceitos essenciais da obra do sociólogo francês a partir de cinco temas: sociologia e história, habitus e estratégia, os campos culturais, dominação e violência simbólica, ciência social e compromisso cívico.
Quem não conseguiu assistir ao vivo, o SESC disponibilizou as aulas em vídeo nessa playlist:
- Aula 1/5: Pierre Bourdieu: trabalho científico e compromisso cívico
- Aula 2/5: Sociologia e História
- Aula 3/5: Habitus, Estratégia e Senso Crítico
- Aula 4/5: Campos Culturais
- Aula 5/5: Dominação e Violência Simbólica
Pierre Bourdieu foi um sociólogo, antropólogo, intelectual e filósofo francês. Ele se dedicou primeiramente ao estudo das dinâmicas entre o poder na sociedade, e nas formas diversas e sutis em que esse poder é transferido e como a ordem social é mantida nele através das gerações.
Gostaria apenas de perguntar por que tantos críticos, tantos escritores, tantos filósofos possuem tanta satisfação em professar que a experiência de uma obra de arte é inefável, que escapa, por definição, de toda a compreensão racional; por que eles são tão ansiosos para ceder sem luta a derrota do conhecimento; e de onde é que a sua necessidade irreprimível de menosprezar compreensão racional vem, essa raiva para afirmar a irredutibilidade da obra de arte, ou, para usar uma palavra mais adequada, a sua transcendência. – BOURDIEU, Pierre – As Regras Da Arte , Génese e Estrutura do Campo Literário.
2 Responses to Ao Vivo: Pierre Bourdieu por Roger Chartier