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Nômade 2e1 – 3a edição – Monica Rizzolli
Sábado, 10 de maio de 2014, ocorreu o bate-papo entre Monica Rizzolli, Sofia Bauchwitz e público (presente no 2e1 e conectado à transmissão da conversa via internet) em ocasião da residência que Monica realiza no ateliê nesses meses de abril e maio, no projeto Nômade 2e1.
Aqui seguem os registros do encontro. Estamos muito felizes com a realização desse projeto.
NÔMADE 2E1 – 3A EDIÇÃO – MONICA RIZZOLLI from ateliê|COLETIVO2E1 on Vimeo.
Clique sobre as imagens abaixo para vê-las maior:
Sofia Bauchwitz, 2013, Tecido Terra Audio, dimensões variáveis, Centro de Arte Complutense Museo Del Traje
Sofia Bauchwitz, Accion Barrer, 2013, ação, Universidad Complutense De Madrid
Sofia Bauchwitz, Ao Mar o que é do Mar, 2011, intervenção urbana com sal marinho, Natal
Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 1, Proposta 1 LdEE, texto
Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 2, Proposta 2 LdEE, texto
Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 3, Proposta 3 LdEE, texto
Sofia Bauchwitz, Lugares Memoria 4, Proposta 4 LdEE, texto
Monica Rizzolli, Proposta1LdEE, 2014, processing
Monica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, AtelieColetivo2E1
Monica Rizzolli, MAP, 2014, nanquim sobre papel, dimensões variáveis, detalhe
MonicaRizzolli, Diagrama Decode, 2014
MonicaRizzolli, Decode1, 2014, texto tabela e nanquim sobre papel, dimensões variáveis
Memorial Descritivo, DECODE
Por Monica Rizzolli
Na série DECODE eu pretendo investigar formas de traduzir elementos e relações espaciais descritos textualmente em representações visuais e investigar alguns mecanismos cognitivos envolvidos nesse processo.
Cada trabalho da série é composto de três elementos: um texto, uma tabela e um desenho.
O texto, escrito por um colaborador, contém a descrição da fachada da sua moradia ou espaço de trabalho. A fachada foi escolhida como tema da descrição pelas seguintes razões: primeiro, ela simboliza a transição entre o espaço público e o privado sendo portanto significativa e conhecida para o colaborador; segundo, ela pode ser facilmente avaliada e caracterizada pelos seus elementos visuais. O texto, que é para o colaborador uma representação externa do seu conhecimento sobre a fachada, é para mim informação adquirida mas não pela experiência direta. Isso significa que eu não estive presencialmente nas coordenadas geográficas das fachadas descritas para a execução dos desenhos e meu conhecimento é baseado em um esquema com informações adicionadas, omitidas ou distorcidas pelo colaborador.
A tabela organiza as informações disponíveis no texto e explicita os meus mecanismos de recuperação de informação, de integração das novas informações com meu conhecimento prévio e de criação de novas informações. A coluna horizontal “Aquisição” apresenta os dados retirados diretamente da fonte, a coluna “Recuperação” apresenta dados armazenados na minha memória, a coluna “Integração” representa esquemas mentais gerados na integração entre as informações adquiridas e recuperadas e a coluna “Inclusão” descreve elementos criados ou imaginados para completar a minha imagem mental da fachada.
Finalmente, o desenho é a síntese material do processo de conversão da informação do ponto de vista subjetivo de um indivíduo e portanto único e irreproduzível. Pois não trata-se de investigar a tradução de uma forma de representação em outra para a criação de um algoritmo, mas sim da utilização e extrapolação de ferramentas e conceitos da comunicação, psicologia cognitiva e linguística para compreender e explicitar o processo de criação artística.