Foto: registro de performance da artista Cau Silva.

O QUE É
Inspirado na poética de Lygia Clark, o trabalho é um convite para entrar em contato com as paisagens afetivas do corpo (marcas corporais) a partir de exercícios de toque e sensibilização corporal a fim de preparar o grupo para a vivência das proposições criadas pela artista, bem como no mergulho na sua obra. É voltado para artistas, educadores, terapeutas e interessados no auto desenvolvimento espiritual do ser.

COMO É
Os encontros são conduzidos a partir de práticas de harmonização corporal do grupo, com exercícios de toque e relaxamento, que possam disponibilizar os corpos para a prática. Os temas serão experimentados corporalmente pelo grupo. Ao final do encontro, haverá um espaço de troca, em que os conceitos serão destrinchados com o auxílio de um texto ou vídeo.

O workshop consiste em dois encontros de 4 horas, dias 26 e 27 de fevereiro (quinta e sexta), das 18 às 21 horas dividido em 2 partes:

Primeira parte
O corpo como território – Paisagens Afetivas
A primeira parte do encontro consiste na vivência do conceito de “paisagem afetiva”, que deriva da noção de marca corporal presente na obra do filósofo francês Henri Bergson e nas práticas psicomotoras. Serão propostas algumas práticas ligadas ao campo sensível do corpo e ao contato com memórias pessoais. Exercícios em dupla ou trio serão realizados, a partir da exploração e toque do corpo. 

Segunda parte
Lygia Clark: do corpo coletivo à Estruturação do Self
Lygia Clark desenvolveu uma série de proposições coletivas a fim de investigar o que poderia ser a sensação de um corpo coletivo. “A viagem”, “Baba Antropofágica”, são algumas delas. Neste encontro o grupo também realizará uma proposição. Depois, o grupo partirá para uma exploração coletiva dos objetos relacionais trabalhados por Lygia na Estruturação do Self, prática criada pela artista em que a mesma atuava em consultório, com clientes, tendo adentrado um território limite entre a arte e a clínica.

Modalidade Presencial – os encontros ocorrerão no espaço do 2e1 no endereço:
Condomínio Edifício Galeria Califórnia
R. Barão de Itapetininga, 255 – República
São Paulo – SP
01042-001
Conjunto 214

Inscrições até 25/02 (ou enquanto houver vagas).

VAGAS LIMITADAS

Investimento:
R$ 280,00 ou 2 parcelas de R$ 160,00

Formas de pagamento:
Para garantir sua vaga, deposite o valor do pagamento a vista ou da primeira parcela em nossa conta (abaixo) e envie o comprovante de depósito para o email doiseum [arroba] doiseum [ponto] com.

Banco Itaú
Agência: 8792
Conta Corrente: 21400-2
Em nome de: Coletivo 2E1 Produções e Treinamentos Ltda.
CNPJ – 07.362.720/0001-46

Sobre a ministrante:
Maíra Gerstner é terapeuta, educadora e artista. (Instituto Anthropos de Psicomotricidade – RJ). Tem formação em Artes Cênicas (ECA-USP) e mestrado em Comunicação (ECO-UFRJ). Estuda e pesquisa a obra de Lygia Clark há vários anos, tendo estudado no Rio de Janeiro com Gina Ferreira e Lula Wanderley. Realiza workshops e atendimentos terapêuticos apoiados em processos artísticos e na escuta sensível do corpo, buscando o desenvolvimento espiritual do ser. Mais informações em www.fiosdoser.com.br.

LINK NO YOUTUBE SOBRE A FIOS DO SER: https://www.youtube.com/watch?v=0oRHvBSPuDA

Observações importantes:
1- Poderão ocorrer alterações em algumas datas por motivos de força maior. Essas serão avisadas com a máxima antecedência possível e negociadas devidas reposições.
2- Ajustes de conteúdo que ocorrem serão devidos adequação do mesmo à turma segundo determinação dos professores para melhor andamento dos cursos.
3- Pagamentos, através de boleto bancário, vencem no dia 10 de cada mês. Atrasos de pagamento implicam em multa de 10%.
4- Qualquer desistência deve ser avisada com pelo menos um mês de antecedência caso contrário cobranças ocorrerão normalmente.
5- Todo conteúdo é de propriedade intelectual dos professores. Sua reprodução e circulação sem autorização é proibida.
6- O pagamento da inscrição implica em pleno entendimento e aceite de todos os termos aqui publicados.
7- Há emissão de certificado mediante pedido do participante.