O processo criativo conjugado no presente


Ateliê de Francis Bacon, fotografia de Perry Ogden (1998)

Três dias intensos de mergulho prático e crítico, a toda pessoa interessada em desenvolver ou recuperar seu processo criativo. 

Todos nascemos com o “drive da criatividade sem limites” porém, devido a processos socialização e adequações culturais essa capacidade, na maioria das pessoas, acaba sendo tolhida, reprimida e recalcada. Essa repressão é necessária para nossa adequação à cultura e ao convívio comum, no entanto também nos cobra um alto preço: nossa subjetividade é domesticada. Sentimos esse preço pago sempre que tentamos ser criativos e nos vemos contidos por medos, autocríticas ou pela crença falsa de que não somos criativos.

Se hoje você é cobrado(a) para ser criativo mas tem uma enorme dificuldade em lidar com essa cobrança, ou se cria mas tem vergonha de mostrar o que faz por medo das críticas, ou é um profissional que trabalha criativamente mas muitas vezes empaca ou perde a mão etc, saiba que muitas dessas dificuldades derivam da sua formação de base, da relação com os outros e da percepção sobre você mesmo(a).

O workshop “O artista que você é e a arte que você faz”, criado e ministrado pela artista visual e educadora Carolina Paz, é um tratamento intensivo de três dias onde você acessará outras lentes e instrumentos que permitirão você iniciar, recuperar ou amadurecer sua capacidade criativa.

Mais do que conceitos, que estão presentes e são importantes mas não nos levam muito além de um processo exclusivamente racional e analítico, teremos muitas e intensas atividades práticas e é com base nelas que todos serão provocados e estimulados a não só operar racionalmente mas partir para ação usando todas suas inteligências de forma crítica e problematizadora. Sendo “crítica e problematizadora” no sentido de uma vivência consciente, presente, lúcida e aberta e não limitadora e controladora. .

O PROGRAMA

Este workshop tem duração de 6 dias. Sendo dividido em 2 ciclos de 3 dias que podem ser feitos separadamente.  Cada ciclo propõe exercícios práticos e conceitos relativos a: linguagem, forma e conteúdo.

Práticas de ateliê (atividades orientadas) – a partir das 10 horas da manhã até 19 horas (com intervalos de no máximo uma hora para refeições).
Das 19 às 21 horas – Discussão sobre o que foi produzido + recomendações de leituras e conceitos sobre processo criativo.

Ciclo 01 – 24, 25 e 26 de janeiro – concluído
Ciclo 02 –  21, 22 e 23 de fevereiro

Você pode fazer apenas um ou os dois ciclos.

Carga horária de cada ciclo: 33 horas
Público alvo: artistas e interessados em processo criativo
Pré-requisitos: desejar iniciar, recuperar ou aprofundar sua atividade de criação
Material necessário: caderno, lápis ou caneta ou tintas etc (traga ou comece seu diário, livro de artista ou sketchbook para usar durante todo o workshop). Haverá produção no ateliê, porém em pequenos/médios formatos (usando seus materiais e que não sejam tóxicos – que não atrapalhem a presença dos outros participantes) ou digital (no seu computador). O ateliê tem wi-fi.

Venha com roupas confortáveis e que possam ser sujas. .

Modalidade Presencial – os encontros ocorrerão no espaço do 2e1 no endereço:
Condomínio Edifício Galeria Califórnia
R. Barão de Itapetininga, 255 – República
São Paulo – SP
01042-001
Conjunto 214

Inscrições para o 1o ciclo encerradas.
Inscrições ENCERRADAS.

VAGAS LIMITADAS

Investimento:
Cada ciclo: a vista R$ 900,00 ou 3 parcelas de R$ 335,00

Formas de pagamento:
Para garantir sua vaga, deposite o valor do pagamento a vista ou da primeira parcela em nossa conta (abaixo) e envie o comprovante de depósito para o email doiseum [arroba] doiseum [ponto] com.

Banco Itaú
Agência: 8792
Conta Corrente: 21400-2
Em nome de: Coletivo 2E1 Produções e Treinamentos Ltda.
CNPJ – 07.362.720/0001-46

Sobre a ministrante:
Carolina Paz (São Paulo, 1976) é artista visual e cientista social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (gradução e mestrado) e pela Central Saint Martins (BA Fine Arts, Londres). Atua em arte e educação desde 2004. Vive e trabalha em Nova York e São Paulo. Representada pela Galeria Virgilio, São Paulo.

Observações importantes:
1- Poderão ocorrer alterações em algumas datas por motivos de força maior. Essas serão avisadas com a máxima antecedência possível e negociadas devidas reposições.
2- Ajustes de conteúdo que ocorrem serão devidos adequação do mesmo à turma segundo determinação dos professores para melhor andamento dos cursos.
3- Pagamentos, através de boleto bancário, vencem no dia 10 de cada mês. Atrasos de pagamento implicam em multa de 10%.
4- Qualquer desistência deve ser avisada com pelo menos um mês de antecedência caso contrário cobranças ocorrerão normalmente.
5- Todo conteúdo é de propriedade intelectual dos professores. Sua reprodução e circulação sem autorização é proibida.
6- O pagamento da inscrição implica em pleno entendimento e aceite de todos os termos aqui publicados.
7- Há emissão de certificado mediante pedido do participante.