O que acontece em Kassel quando a dOCUMENTA acaba?

A cidade de Kassel é mundialmente conhecida por receber a cada cinco anos a dOCUMENTA, considerada uma das mais importantes exposições de arte da atualidade. A dOCUMENTA dura exatos 100 dias e em sua última edição, em 2012, participaram da mostra 187 artistas vistos por 860 000 visitantes. Durante esse período Kassel é uma cidade vibrante e estimulante. Mas o que acontece em Kassel quando a dOCUMENTA acaba?

Trabalho de Rollin Leonard na KFAK, K

Trabalho de Rollin Leonard na KFAK, K

KUNSTHOCHSCHULE

A Escola de Artes de Kassel foi fundada em 1777 e existiu até 1931/32. Fechada durante a Segunda Guerra Mundial, foi reaberta em 1947 com o suporte do professor de pintura e fundador da dOCUMENTA, Arnold Bode. Arnold Bode lecionou na escola de artes de Kassel entre 1948 e 1961 e organizou em 1955 a primeira dOCUMENTA. Atualmente a escola de artes, Kunsthochschule Kassel, encontra-se no parque Karlsaue e é um importante centro de formação, no qual exposições são organizadas durante todo o ano letivo e podem ser visitas gratuitamente pelo público. A mais importante exposição promovida pela Kunsthochschule Kassel é o Rundgang.

http://www.kunsthochschule-kassel.de/willkommen/

RUNDGANG

O Rundgang é uma exposição anual organizada pelas escolas de arte alemãs com o intuito de apresentar a produção dos seus estudantes e promover a interação da escola com a comunidade local. Em Kassel, o Rundgang envolve estudantes de artes visuais, design, comunicação visual, história da arte e pedagogia. A abertura da próxima edição é no dia 17 de julho de 2013 às 19h00. A exposição estará aberta para visitação entre os dias 18 e 21 de julho. Horários de funcionamento: qui, sex e sábado das 12h00 às 21h00, domingo das 12h00 às 28h00, rua Menzelstraße 13–15.

KuBa – KULTURBAHNHOF KASSEL

Localizado na estação ferroviária “Hauptbahnhof”, o KuBa é um aglomerado de iniciativas ligadas a arte e cultura. Entre elas destaca-se a galeria “Stellwerk”. Construída em uma antiga sala de espera da estação ferroviária é gerenciada por estudantes da escola de artes de Kassel e apresenta exposições de arte contemporânea. Ocasionalmente, exposições de arte são também organizadas nos espaços “Südflügel” e “INTERIM”.

http://www.kulturbahnhof-kassel.de/

http://cargocollective.com/stellwerk

Galeria Coucou

Ganhadora do Prêmio de Cultura de Kassel em 2012, a galeria Coucou é um espaço pequeno e aconchegante. Localizada na Werner-Hilpert-Straße 8, foi fundada em 2008 como espaço expositivo e ponto para debate e reflexão sobre arte contemporânea. Até dia 12 de julho a galeria apresenta a exposição 6D-EXTREME SIMULATEUR da artista STEFANIE POLEK com curadoria de Ingmar Mruk. Visitação de quarta a sábado das 17h00 às 20h00.

http://www.coucou-coucou.com/

Galeria Coucou

Galeria Coucou

TOKONOMA

TOKONOMA é uma plataforma para arte e cultura contemporânea fundada em 2012 durante a dOCUMENTA (13). O espaço, organizado por estudantes da escola de artes de Kassel, promove exposições, palestras, debates e residências artísticas no TOKONOMA Apartment, localizado na Frankfurterstr. 58. Eventos musicais são organizados periodicamente em diversas localidades. Recentemente, o TOKONOMA em parceria com o COLETIVO2E1, desenvolveu o projeto de intercâmbio cultural Brasil-Alemanha, “Ab nach São Paulo Aos cuidados de Kassel”.

http://www.supertokonoma.de/en

KFAK, K – Kunstfenster für Aktuelle Kunst

A mais nova galeria de Kassel, inaugurada em maio de 2013, possui menos de meio metro quadrado. O micro espaço expositivo é uma “janela” localizada na plataforma 1 da estação ferroviária central. Atualmente o artista Rollin Leonard apresenta a exposição Balloon Heads.

http://kfak-k.de/

Por Monica Rizzolli

Comments are closed.